sexta-feira, 16 de maio de 2008

Computer Assisted Journalism



O CAJ, ou Computer Assisted Journalism (Jornalismo Assistido por Computador), representa uma nova Era de fazer jornalismo, com tudo o que isso implica em termos dinâmicos, organizacionais e de rotina. Esta Era caracteriza-se pelo uso exclusivo do computador na actividade jornalística desde o início da investigação à publicação do produto final.

Enquanto que anteriormente os jornalistas “dependiam de entrevistas, telefonemas, bibliotecas e arquivos governamentais”, actualmente, sob a perspectiva do CAJ, esses profissionais recebem a ajuda do computador. Esta nova ferramenta possibilita toda uma série de novas oportunidades, que advêm dos conhecidos pontos fortes dos computadores e, mais recentemente, da internet.

Inicialmente, o computador veio colmatar as dificuldades de rigor levantadas pela máquina de escrever: muito mais imediato, rápido, eficaz e tolerante, o aparelho tornou-se vulgar, neste âmbito, no processo final de redacção dos frutos do trabalho jornalístico. Agora, esta inovação é aproveitada para acompanhar todas as etapas de trabalho, beneficiando da sua capacidade de armazenamento (dimensão e facilidade de acesso).

Nesta forma de produzir notícias, é ainda de mencionar a importância da difusão da informação bem como o cruzamento da mesma. Essa teia informativa é que vaipossibilitar a constituição de fontes, confirmações de factos, datas, locais, etc. A partir daí, tira-se partido da oferta organizativa do computador na compilação e tratamento de dados.



No entanto, talvez a melhor vantagem desta nova geração jornalística será as possibiliddades criadas com a mudança dos moldes em que tudo é apresentado, uma vez que “com base na convergência entre texto, som e imagem em movimento, o webjornalismo pode explorar todas as potencialidades que a internet oferece, oferecendo um produto completamente novo: a webnotícia.”. Um exemplo flagrante disso mesmo será o JPN, que já constrói notícias estruturadas a partir dessa dinâmica de utilização de vários suportes

Sem comentários: