domingo, 25 de maio de 2008

Ciberjornalismo


O ciberjornalismo apresenta-se à comunidade jornalística como uma plataforma na qual é repensado todo o contexto que envolve a produção noticiosa. É, ao contrário daquilo que se fazia até agora, um jornalismo de e para a web.

Este tipo de jornalismo nasce de moldes digitais e é desenvolvido para que o seu produto final tenha o mesmo destino. Como tal, tem como conceitos base a hipertextualidade, interactividade, a multimédia e o dinamismo de conteúdos. É, de facto, este o princípio em que se baseia o ciberjornalismo: na convergência de aplicações, conteúdos, tecnologias, que podem compor, de uma maneira bem mais eficaz e apelativa, uma notícia web.

Esta pode ser constituída por diferentes elementos multimédia (imagem, som, texto, vídeo) que conferem um dinamismo especial às matérias publicadas, restruturando não só as rotinas de quem lê, mas principalmente as de quem produz. Isto porque cada vez mais as notícias são trabalhadas tendo em conta o molde em que são apresentadas.

Outra vantagem deste tipo de jornalismo explica-se pelo carácter instantâneo dos conteúdos. Pela facilidade oferecida pelo computador e meios digitais (em termos de escrita, pesquisa, publicação, actualização e acesso), esta é uma característica tão importante quanto útil.

No entanto, como resume o Professor Hélder Bastos em entrevista ao DN, "O ciberjornalismo está numa fase rudimentar em Portugal". Com efeito, tendo em conta as portas que este novo paradigma pode abrir ao jornalismo actual, a aposta na inovação podia ser bem mais significativa no nosso país. Faltam incentivos, falta capacidade de inovação e de consciência nas possibilidades do ciberjornalismo.

O mais importante é que, quando essa consciência for ganha, não se perca o rumo e a percepção de que, apesar dos milhares de oportunidades de inovação, se continua a fazer jornalismo e que, em termos éticos, os valores a respeitar devem ser os mesmos.

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